INSIRA OS DADOS ABAIXO

EF1 – Proposta Pedagógica

De 6 a 14 anos, vivenciam um ambiente educacional saudável e instigante, onde valores morais são trabalhados juntamente com o conteúdo programático.

O Colégio Omega possibilita uma educação focada no desenvolvimento do ser, nos aspectos sociais, afetivos e psicológicos, dentro do contexto social no qual nossa comunidade educacional encontra-se inserida. Sua proposta de educação visa possibilitar o crescimento integral do individuo, desenvolvendo as habilidades necessárias para que o mesmo estabeleça relações entre o aprendido e o mundo que o cerca, construindo suas próprias concepções acerca de tudo que encontra-se a sua volta, ou seja, educar para o futuro, acreditando na educação como principal meio de transformação social.

Seguindo seu Projeto Pedagógico, o colégio promove um ambiente educacional que extrapola os limites da sala de aula como espaço de construção do conhecimento hublot big bang 44mm men 411 nx 1170 rx 1104 skeleton dial e da aprendizagem. Proporcionando desta forma, que o aluno vivencie, experimente, crie e desenvolva suas habilidades fora do contexto casa-colégio. Assim, oferece aos educandos um ambiente integrado, desenvolvendo projetos pedagógicos engajados com temas atuais que façam parte do cotidiano do estudante.

As aulas de campo proporcionam a vivencia prática de tudo que é desenvolvido nos projetos. São atividades em grupo onde os alunos vivenciam situações que complementam o conteúdo trabalhado em sala de aula, cumprindo, assim, o objetivo de expandir e consolidar o conhecimento.

• Compreender a cidadania como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de participação, solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, respeitando a opinião e o conhecimento produzido pelo outro, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
  • Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções da cultura.
  • Utilizar a Língua Portuguesa para compreender e produzir, em contextos públicos e privados, mensagens orais e escritas, atendendo a diferentes intenções e contextos de comunicação.
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

A Escola Omega oferece algumas atividades extras que integram o currículo do Ensino Fundamental.

• Educação Física
  • Música
  • Futebol ou Dança

Os alunos também poderão escolher uma modalidade esportiva para os pais e em turno oposto ao que o aluno estuda:

• Natação
  • Teatro (apenas 4º e 5º ano)

Obs: A formação das turmas está condicionada ao número mínimo de 10 alunos.