INSIRA OS DADOS ABAIXO


Dica do Mestre: Dissertação

Ao elaborar sua dissertação, lembre-se: Além da calma e confiança uma boa redação tem que seguir, fielmente, as partes que a compõe: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução:
O primeiro parágrafo da dissertação deve conter a informação do que será argumentado e/ou discutido no desenvolvimento. Ela deve ser elaborada em um parágrafo de aproximadamente cinco (05) linhas, só em um parágrafo, nunca mais do que um parágrafo.

Desenvolvimento:
É onde os argumentos devem ser discutidos. Cada argumento deve ser discutido em apenas um parágrafo. Em um mesmo parágrafo, não se devem discutir dois argumentos.

Os assuntos a serem inclusos no desenvolvimento devem ser importantes para a sociedade de um modo geral. Os assuntos pessoais, ou os muito próximos dos acontecimentos cotidianos, devem ser evitados. O desenvolvimento deve ser elaborado em três (03) parágrafos de aproximadamente cinco (05) linhas cada um, ou em dois (02) parágrafos de aproximadamente oito (08) linhas cada um.

Tenha sempre em mente que o examinador de sua dissertação provavelmente seja uma pessoa culta, que lê bons jornais e revistas e tem bastante conhecimento geral, portanto não generalize.

Conclusão:
A conclusão é o encerramento da dissertação, portanto nunca apresente informações novas nela; se ainda há argumentos a serem discutidos, não inicie a conclusão. Procure terminar a redação com conclusões consistentes, e não com evasivas. Ela deve ser elaborada em um parágrafo de aproximadamente cinco (05) linhas; só em um parágrafo.

Apesar de a conclusão ser o encerramento da redação, ela já deve estar praticamente preparada no momento de escrevê-la. Quando fizer o planejamento, antes de começar a redação, pergunte-se A que conclusão quero chegar com os argumentos que apresentarei?

Leia e releia seu texto antes de passar para a folha definitiva, nesse momento os erros aparecem.

Depois é só correr para o abraço!!

Profª. Jane Fonseca