Metaverso e Educação

Entenda como Metaverso pode influenciar na educação
Diretor pedagógico do colégio Omega, Adriano Souza, fala sobre o assunto e
como o colégio está se comportando diante do mundo virtual

Muito se escuta falar de metaverso e dessa realidade virtual que já foi invadida até por grandes marcas. Shows, lojas e até mesmo indústrias estão criando produtos para o mundo paralelo que acontece todo fora da realidade. Afinal, o que é o metaverso e como isso pode implicar na educação?

O termo metaverso trata de uma nova camada que integra o mundo real ao digital, por meio de tecnologias como realidade virtual ou aumentada, podendo também utilizar hologramas. O aperfeiçoamento dessa realidade começou com jogos onde o usuário tem experiências mais reais, aumentando a motivação e engajamento.

“É impressionante a possibilidade do metaverso, fazer atividades no mundo virtual iguais a que você pode fazer no mundo real amplia de forma significativa a relação do seres humanos com a tecnologia”, ressalta o diretor Adriano Souza do colégio Omega. Já imaginou viver a experiência de ir ao shopping de forma virtual, realizar uma compra e receber em sua casa? O que a escola pode fazer ? Como isso impacta a educação? O metaverso já permite simulações de ambientes ou laboratórios, onde o aluno tenha vivências reais de sua experiência, por exemplo. Lojas já lançaram moda e roupas para os famosos avatar.

“Apesar dessas ideias estarem em construção, a escola e os gestores precisam estar atentos quanto às tendências tecnológicas para implementá-las no fazer pedagógico das instituições. Assim, a escola estará sempre atualizada e preparando o aluno para o futuro”, conta Adriano, que já conversa com os alunos do Omega.

“O metaverso pode permitir que o aluno viva a experiência de utilizar um laboratório de ciências de forma virtual, e aprenda dentro “do mundo paralelo” de forma prática algumas coisas, contudo de forma mais segura e principiante sem gerar resíduos ambientais” conta o diretor. Outro ponto que Adriano Souza ressalta é sobre o metaverso impactar a relação da família com a escola. “Quem sabe no futuro as reuniões de pais possam acontecer neste formato , criando experiências de trocas significativas entre a escola e as famílias. Ou ainda a captação de novos alunos, com a escola no metaverso as famílias teriam mais disponibilidades para visitar a instituição e então realizar novas matrículas”, conclui o diretor.